Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO CÉSAR COSTA
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
Aplicações de derivada no ensino médio: uma abordagem de forma intuitiva
Resumo
Este trabalho constitui-se em uma proposta didática para o ensino da Derivada no Ensino Médio, de forma intuitiva e vinculada ao estudo de funções, por meio das taxas de variação média e instantânea e dos pontos máximos e mínimos de uma função, com ênfase na resolução de problemas. Para tanto, descreveu-se sobre as novas tendências do ensino e da aprendizagem, como, construtivismo, sociointeracionismo e a metodologia da resolução de problemas, como também se apresentou uma discussão a respeito do ensino de Cálculo no Ensino Médio e a preocupação com o seu alto índice de reprovação no Ensino Superior e os conceitos e aplicações da Derivada. Com este trabalho, teve-se objetivo de oferecer ao aluno do Ensino Médio maior aprofundamento no estudo das funções e, consequentemente contribuir para a melhora dos índices de aprovação na disciplina de Cálculo nos cursos superiores das ciências exatas e tecnológicas. Desenvolveu-se uma pesquisa optando pela metodologia de natureza qualitativa do tipo pesquisa-ação em sete encontros presenciais com dez alunos de uma turma de 2º ano do Ensino Médio. Durante os encontros, apresentaram-se as ideias, conceitos e aplicações da Derivada, em seguida, foram resolvidas cinco listas de atividades, duas como exercícios de fixação e três de caráter investigativo, e ainda aplicado um questionário para levantamento de dados e opinião dos alunos participantes. Com as resoluções das atividades e respostas do questionário foi possível observar ser viável inserir a ideia da Derivada ainda no Ensino Médio, mesmo que de forma intuitiva, dando destaque a interpretação geométrica e as aplicações da Derivada em problemas de máximos e mínimos.
[Download TCC]