Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: RITA DE CASSIA VIANA FLORES
UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista - BA
Dissertação
Título
"VIAJANDO" COM JULES VERNE (1828 - 1905): AULAS INVESTIGATIVAS EM MATEMÁTICA COM ÊNFASE NO LIVRO VINTE MIL LÉGUAS SUBMARINAS
Resumo
O presente estudo tem por objetivo enfatizar as contribuições da literatura na melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática na realização de atividades investigativas com ênfase no livro ?20.000 léguas submarinas? do escritor francês Jules Verne (1828 -1905). O trabalho teve como público alvo os alunos do segundo ano do ensino médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães da cidade de Guanambi – Bahia e foi desenvolvido durante nove semanas na aplicação de sequências didáticas durante uma unidade escolar. Na aplicação das sequências didáticas aos alunos, foram desenvolvidas oficinas sequenciadas e questionadoras da interpretação do livro de Jules Verne de maneira a proporcionar a descoberta de conceitos matemáticos ao longo da leitura do livro, respeitando-se as Orientações Curriculares presentes no PCN´s (2000) e nas premissas estruturais da educação indicadas pela UNESCO. Os aprendizes foram estimulados ao hábito da leitura, ao ato de interpretar, de analisar os conceitos matemáticos presentes na obra de Jules Verne. Inicialmente os alunos foram apresentados ao conteúdo do livro, sobre a vida de seu ator e a relevância do clássico 20.000 Léguas Submarinas cujo conteúdo aborda conceitos de Matemática e também de outras ciências. A abordagem metodológica foi de intervenção, apresentando análise qualitativa, cuja leitura do clássico foi orientada por meio da construção de uma sequência didática que foi desenvolvida com o público alvo do trabalho. Aspirando fundamentar esse tema, mostrou-se a importância da leitura na formação e vida do ser humano, abrangendo a leitura na Matemática através de Zwiernik e Hollas, enfatizando a investigação Matemática por meio da literatura e também dos paradidáticos destacando Xavier, Teixeira, Pinto, Roedel, MunaKata e Dalcin. O tema apresentado foi sustentado não só pelos teóricos, mas, sobretudo, pela pesquisa de campo, confirmando a relutância dos alunos com vários tópicos da Matemática programada para o currículo do ensino fundamental, a importância e necessidade do ato de ler e sua colaboração na interpretação, análise e raciocínio, possibilidade de inserir a interdisciplinaridade, contextualização e transversalidade, sobretudo enriquecer e dinamizar as aulas de Matemática através do livro de Jules Verne. Para complementar o tema do trabalho, um questionário foi aplicado aos demais professores da disciplina de Matemática da escola alvo no que se refere à experiência do uso da literatura e de paradidáticos com conteúdos matemáticos.
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