Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ADROALDO LIMA DA CRUZ JUNIOR
UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA
Dissertação
Título
Um Modelo de Recuperação Paralela
Resumo
Em um contexto de ressignificação de aprendizagem, normatizado na Lei de Diretrizes
e Bases (LDB/1996), os estudantes com baixo rendimento escolar possuem direito
ao benefício da Recuperação Paralela com periodicidade e qualidade. Essa dissertação tem
como objetivo apresentar um modelo de recuperação paralela em Matemática aplicável
nas escolas, viabilizando o resgate do que foi perdido e, em segundo plano, a melhoria na
nota. Foi realizada uma pesquisa com alguns professores das redes pública e privada do
estado da Bahia com o intuito de entender como os docentes enxergam a RP nas suas
escolas e conhecer a metodologia desse instrumento pedagógico nas unidades de ensino
que utilizam dele para ressignificar o aprendizado que não aconteceu. Para isso, o método
apresentado assegura uma atenção maior nas aulas, uma resposta ao aprendizado diário
e a aproximação da família `a escola. Uma escola de Salvador-BA foi participante do
processo de ensino-aprendizagem e seus resultados comprovaram a eficácia da proposta a
qual foi submetida, sendo o universo estatístico analisado. Como resultado principal deste
estudo, tem-se que a proposta de Recuperação Paralela permite um avanço significativo
na aprendizagem de forma contínua, possibilitando uma correção na rota de estudos de
maneira mais eficiente, sem que se precise chegar a Recuperação Final. A implantação
dessa proposta pode acarretar problemas administrativos de gerenciamento em meio as
atividades que já foram planejadas, mas em contrapartida viabiliza a aplicação da lei,
aumentando a credibilidade do aluno e do professor no processo, despertando o interesse
na aprendizagem matemática.
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