MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ADROALDO LIMA DA CRUZ JUNIOR

UFBA - Universidade Federal da Bahia - Salvador - BA

Dissertação

Título
Um Modelo de Recuperação Paralela
Resumo
Em um contexto de ressignificação de aprendizagem, normatizado na Lei de Diretrizes e Bases (LDB/1996), os estudantes com baixo rendimento escolar possuem direito ao benefício da Recuperação Paralela com periodicidade e qualidade. Essa dissertação tem como objetivo apresentar um modelo de recuperação paralela em Matemática aplicável nas escolas, viabilizando o resgate do que foi perdido e, em segundo plano, a melhoria na nota. Foi realizada uma pesquisa com alguns professores das redes pública e privada do estado da Bahia com o intuito de entender como os docentes enxergam a RP nas suas escolas e conhecer a metodologia desse instrumento pedagógico nas unidades de ensino que utilizam dele para ressignificar o aprendizado que não aconteceu. Para isso, o método apresentado assegura uma atenção maior nas aulas, uma resposta ao aprendizado diário e a aproximação da família `a escola. Uma escola de Salvador-BA foi participante do processo de ensino-aprendizagem e seus resultados comprovaram a eficácia da proposta a qual foi submetida, sendo o universo estatístico analisado. Como resultado principal deste estudo, tem-se que a proposta de Recuperação Paralela permite um avanço significativo na aprendizagem de forma contínua, possibilitando uma correção na rota de estudos de maneira mais eficiente, sem que se precise chegar a Recuperação Final. A implantação dessa proposta pode acarretar problemas administrativos de gerenciamento em meio as atividades que já foram planejadas, mas em contrapartida viabiliza a aplicação da lei, aumentando a credibilidade do aluno e do professor no processo, despertando o interesse na aprendizagem matemática.
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