MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JANIO PAIM DE JESUS

UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Cruz das Almas - BA

Dissertação

Título
Uma Introdução à Geometria Não Euclidiana no Ensino Médio: A Geometria dos Fractais
Resumo
O ensino da Geometria na Educação Básica tem como fundamentos as noções da Geometria Euclidiana. Os documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares do Estado da Bahia, não trazem no seu corpo conteúdos que perpassem da Geometria Euclidiana. Neste sentido, este trabalho tem como objetivo, através da aplicação de uma sequência didática em sala de aula, propor uma ferramenta metodológica para que seja introduzida a Geometria Não Euclidiana na Educação Básica no estado da Bahia, com o enfoque na Geometria dos Fractais. Sendo assim, após a comparação de documentos oficiais de educação que não abordam as Geometrias Não Euclidianas e documentos que sugerem esse estudo, este trabalho faz: um embasamento sobre tais geometrias; conceitua e destaca as principais propriedades dos Fractais, focalizando o estudo da dimensão fractal; aplica em sala de aula uma sequência didática sobre o tema com o aux??lio de dois software e, por fim, analisa os resultados obtidos na aplicação e termina o trabalho concebendo que é poss??vel, a n??vel de Ensino Médio, introduzir a Geometria Não Euclidiana, via a Geometria dos Fractais.
[Download TCC]