Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DEIZIANE COUTINHO DE MIRANDA
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS PARA O ENSINO DE QUADRILÁTEROS NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Nas últimas décadas as discussões em torno do ensino de geometria ganharam maior ênfase no meio acadêmico. Dentre as temáticas, atenção especial está sendo dada ao conteúdo de quadriláteros nos anos finais do ensino fundamental,
principalmente quando se observa que a geometria ainda não é conteúdo comum das escolas e que muitas vezes não faz parte dos conteúdos de matemática. Deste modo, esta pesquisa tem como, principal objetivo compreender e analisar, através da implementação de um minicurso, de que forma o processo de ensino e aprendizagem dos alunos, relacionado a quadriláteros, com o uso de materiais
didáticos manipuláveis, contribui para o desenvolvimento do raciocínio geométrico. Para desenvolvimento desta pesquisa buscamos suporte teórico em documentos oficiais nacionais como os Parâmetros Curriculares do Ensino Fundamental, a Proposta de Base Nacional Comum Curricular e a Lei de Diretrizes e Bases. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida com 51 (cinquenta e um) alunos de duas turmas do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola municipal de Senhor do Bonfim, Bahia, no mês de agosto de 2016. Para tanto, aplicamos um minicurso com o uso de materiais didáticos e seis atividades e um questionário misto com perguntas abertas e fechadas. As atividades realizadas no minicurso e o questionário aplicado versaram em torno da definição, elementos e propriedades dos quadriláteros notáveis. Como resultado do minicurso e do questionário, os alunos apresentaram desempenho satisfatório. As atividades
propostas e os materiais manipuláveis utilizados para as duas turmas ajudaram na aprendizagem do conteúdo dos quadriláteros notáveis.
[Download TCC]