Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: SUMAIA ALMEIDA RAMOS
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
O JOGO CAÇA AO TESOURO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DA ARITMÉTICA MODULAR
Resumo
Dados publicados pelo Inep e SAEPE revelam que estudantes dos anos finais do ensino fundamental apresentam um baixo rendimento na disciplina de exatas, sobretudo quando comparados aos dados dos anos iniciais desta etapa; as operações aritméticas, fundamentais ao ensino da matemática, figuram entre aos conteúdos que aumentam tais dificuldades. Nesta perspectiva, considerando que criptografia trabalha as habilidades contempladas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para os Anos Finais da Educação Básica, essenciais à compreensão dos conceitos mais complexos da matemática, este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade do ensino de congruência modular e determinantes aplicadas à criptografia com uso de jogos. Para tanto, foi realizado estudos com estudantes dos anos finais do ensino fundamental, inseridos na rede pública do município de Petrolina/PE, usando-se o jogo “Caça ao Tesouro”, tendo com suporte em pergaminhos criptografados. Para validar esta proposta, foram aplicados questionários que permitiram inferir a viabilidade do uso do jogo como um recurso didático no desenvolvimento de habilidades desse público. Os conteúdos básicos de matemática podem ser ensinados por meio de recursos pedagógicos que reproduzam situações problemas do dia-a-dia, capazes de auxiliar na otimização da aprendizagem significativa, refletindo em um melhor desempenho nos resultados de provas internas e externas que avaliam a qualidade da educação.
Criptografia. Aritmética Modular. Determinantes.
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