Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FÁBIO SILVA GOMES
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS UMA METODOLOGIA APLICADA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS E APLICAÇÕES DE ÂNGULOS
Resumo
A resolução de problema é uma atividade inerente ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática e nesta pesquisa pretende-se abordá-la como uma metodologia de ensino capaz de motivar os alunos a construírem ativamente o seu conhecimento, rompendo com as metodologias que tradicionalmente são baseadas na repetição, reprodução e depósito de conhecimento. Assim, este trabalho tem como objetivo geral aplicar a metodologia de resolução de problemas como uma ferramenta pedagógica para construção significativa dos conceitos e aplicações de Ângulos no 6º ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos do mesmo são identificar as vantagens, tanto para o professor, quanto para o aluno, da aplicação dessa metodologia para construção do conhecimento, além de verificar a redução das dificuldades do ensino e aprendizagem desse conteúdo após sua aplicação. Para fundamentar a resolução de problemas como alternativa viável para construção do conhecimento matemático foi realizada um estudo de campo com 22 alunos do 6º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Petrolina-PE. Realizando-se uma análise qualitativa das observações e avaliações aplicadas, a fim de verificar e identificar as vantagens e dificuldades da aplicação dessa metodologia, tanto para o professor quanto para o aluno. Fornecendo material de apoio para a atuação do professor no ambiente de sala de aula. Após a aplicação das atividades por meio da resolução de problemas, verificou-se que um ensino baseado em desafios e questionamentos, no qual o conteúdo em estudo foi introduzido mediante problemas geradores, mostrou-se capaz de despertar nos alunos a ação da pesquisa e o desejo por soluções, e assim, desenvolvendo novas posturas e responsabilidades no processo de ensino e aprendizagem. Nessa perspectiva, os alunos foram estimulados a desenvolverem estratégias, argumentos e habilidades a fim de solucionarem tais problemas, dessa forma, concretizando a construção ativa e participativa do conhecimento. Também foi apresentando o professor como aquele que exerce um papel fundamental de orientador, facilitador e instigador de descobertas, sendo o responsável por transformar a sala de aula em um ambiente de aprendizagem, um laboratório de pesquisa e experimentação, no qual os erros, os pequenos progressos e os acertos foram explorados para condução da aprendizagem. Portanto, a resolução de problemas é uma metodologia de ensino que possibilita ao aluno aprender em um contexto interativo, motivador e desafiante, contribuindo para que o discente desenvolva autonomia, construindo conhecimentos necessários à compreensão do mundo em que vive.
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