Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: THIAGO LOPES NASCIMENTO SANTIAGO
UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco - Juazeiro - BA
Dissertação
Título
O ENSINO DOS SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: um estudo utilizando a modelagem matemática
Resumo
Os 12 anos de experiência vivenciados como professor de matemática do Ensino médio permitiu detectar uma grande falta de motivação entre os discentes durantes as aulas de geometria espacial. Essa percepção me motivou a busca por alternativas incluindo as maquetes e modelagem matemática. Assim, as aulas de matemática podem se tornar mais interessantes, o que favorece o processo ensino- aprendizagem. É importante discutir o ensino da geometria espacial de forma contextualizada, e nesse contexto podemos incluir construções de maquetes e modelagem matemática. Visando discutir e verificar a presença da geometria nas situações práticas do cotidiano do aluno, de modo que compreenda e deduza os conceitos geométricos, aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola particular na cidade de Remanso-Ba uma sequência didática em que foi trabalhado o conteúdo de geometria espacial, baseando se em modelagem matemática e usando como estratégia a construção das maquetes. A análise da sequência didática reportada nesse trabalho tem caráter qualitativo. Os dados coletados foram baseados em questionários preenchidos pelos estudantes e pela observação durante as atividades aplicadas. Como resultado, podemos afirmar que os estudantes tiveram uma compreensão satisfatória do conteúdo. Além disso, podemos afirmar que as atividades propostas mostraram aos estudantes a conexão entre os conteúdos de matemática e o cotidiano. Essa conexão torna o conteúdo interessante e significativo, favorecendo o processo ensino-aprendizagem.
[Download TCC]