MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CÁSSIO GOMES DE LIMA

UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE

Dissertação

Título
DETERMINANDO A DATA DAS FESTIVIDADES MÓVEIS ATRAVÉS DA LINGUAGEM C++
Resumo
O calendário como o conhecemos hoje (gregoriano) sofreu algumas alterações importantes, e muita resistência de países, reinos e até mesmo de bispos de regiões mais afastadas, até ser aceito como uno, reconhecendo os erros do tomado anteriormente (juliano). Até a reforma promulgada pelo Papa Gregório XIII, apenas seguia-se a regra de acrescentar um dia a fevereiro a cada 4 anos, e isso gerou uma defasagem, por exemplo, na data de início das estações, que não mais coincidiam com solstícios e equinócios astronômicos, fazendo com que a Páscoa fosse festejada fora do período determinado no Concílio de Nicéia, e conseguinte, outras festividades móveis. Após 1582, o proclamado Ano da Reforma, houve desavença e desestruturação na Igreja Católica, e também desta com nações pelo mundo. Tanto é que Grécia e Turquia, por exemplo, mantiveram-se com o antigo calendário até a última década de 20. A in fuência da igreja garantiria, a nível mundial, a adesão ao novo calendário, e, além disso, a própria evolução da sociedade, cada vez mais interligada e interdependente, levaria à adoção do mesmo, cedo ou tarde. O cálculo dos anos bissextos é bem claro e simples, até na Bula Papal do próprio Gregório, e assim como ele, a regra da determinação do domingo de Páscoa são facilmente encontrados, e este último, com o surgimento e desenvolvimento da informática, acelerou ainda mais tal cômputo. Este trabalho visa, sob o olhar da problemática das datas móveis e a história do calendário gregoriano, apresentar a Fórmula de Gauss que determina a data da Pascoa de qualquer ano após 1600, e traduzi-la" numa linguagem de programação C++. Para isso, conterá os tópicos necessários da aritmética para a construção do mesmo, em especial a aritmética modular, além do instrumental básico de programação para a confecção deste programa. Logo, um aluno de ensino médio com conhecimento básico ou em um curso técnico/pro fissionalizante de informática, com a leitura deste texto, terá os fundamentos para a implementação da regra em outras linguagens (até em planilhas eletrônicas), baseando-se na matemática por trás desse processo.
[Download TCC]