Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CÁSSIO GOMES DE LIMA
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
DETERMINANDO A DATA DAS FESTIVIDADES MÓVEIS ATRAVÉS DA LINGUAGEM C++
Resumo
O calendário como o conhecemos hoje (gregoriano) sofreu algumas alterações importantes,
e muita resistência de países, reinos e até mesmo de bispos de regiões mais afastadas,
até ser aceito como uno, reconhecendo os erros do tomado anteriormente (juliano). Até
a reforma promulgada pelo Papa Gregório XIII, apenas seguia-se a regra de acrescentar
um dia a fevereiro a cada 4 anos, e isso gerou uma defasagem, por exemplo, na data de
início das estações, que não mais coincidiam com solstícios e equinócios astronômicos,
fazendo com que a Páscoa fosse festejada fora do período determinado no Concílio de
Nicéia, e conseguinte, outras festividades móveis. Após 1582, o proclamado Ano da Reforma,
houve desavença e desestruturação na Igreja Católica, e também desta com nações
pelo mundo. Tanto é que Grécia e Turquia, por exemplo, mantiveram-se com o antigo
calendário até a última década de 20. A in
fuência da igreja garantiria, a nível mundial,
a adesão ao novo calendário, e, além disso, a própria evolução da sociedade, cada vez
mais interligada e interdependente, levaria à adoção do mesmo, cedo ou tarde. O cálculo
dos anos bissextos é bem claro e simples, até na Bula Papal do próprio Gregório, e assim
como ele, a regra da determinação do domingo de Páscoa são facilmente encontrados, e
este último, com o surgimento e desenvolvimento da informática, acelerou ainda mais tal
cômputo. Este trabalho visa, sob o olhar da problemática das datas móveis e a história do
calendário gregoriano, apresentar a Fórmula de Gauss que determina a data da Pascoa de
qualquer ano após 1600, e traduzi-la" numa linguagem de programação C++. Para isso,
conterá os tópicos necessários da aritmética para a construção do mesmo, em especial a
aritmética modular, além do instrumental básico de programação para a confecção deste
programa. Logo, um aluno de ensino médio com conhecimento básico ou em um curso
técnico/profissionalizante de informática, com a leitura deste texto, terá os fundamentos
para a implementação da regra em outras linguagens (até em planilhas eletrônicas),
baseando-se na matemática por trás desse processo.
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