Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CARLOS ANDERSON GOMES CORREIA
UFCA - Universidade Federal do Cariri - Juazeiro do Norte - CE
Dissertação
Título
GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL PARA O ENSINO MÉDIO
Resumo
Com Pitágoras (560 - 500 a.C), Euclides (c. 325 - c. 265 a. C), Arquimedes (287 - 212 a. C)
e Apolônio (262 - 190 a. C) a Matemática deixou de ser intuitiva e empírica e passou a ser
estruturada em torno de axiomas, teoremas e definições. A partir destes matemáticos, a Geometria
Euclidiana desenvolveu-se extensamente. Uma nova abordagem surgiu na Renascença com o
advento de coordenadas cartesianas. Esta outra abordagem é apresentada no Ensino Médio e
chamada Geometria Analítica - aritmetização da Geometria Euclidiana. Geralmente tal disciplina
é ministrada no 3???? ano. A proposta deste trabalho é apresentar um roteiro para uma Geometria
Analítica Vetorial para o Ensino Médio, utilizando os conceitos aprendidos com a disciplina de
Álgebra Linear. Com vetores podemos trabalhar as medidas de comprimento, de ângulo e de área
de forma mais simples. Trabalharemos apenas com vetores do R^2
[Download TCC]