MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANTONIO HIDERALDO MEDEIROS DO CARMO

UFMA - Universidade Federal do Maranhão - São Luis - MA

Dissertação

Título
TÓPICOS DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO EXEMPLIFICADORES E MOTIVADORES PARA A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NAS ESCOLAS DE LAGO DO JUNCO (MA)
Resumo
Este trabalho procurou fornecer ao público interessado no assunto, os elementos que permitam fazê-los refletir, e posteriormente decidir, de forma clara e segura, acerca da aplicação da História da Matemática como metodologia de ensino para a melhoria qualitativa da aprendizagem matemática, bem como a sua utilização para exemplificar sua aplicabilidade como ciência e estimular a motivação no processo de ensino e aprendizagem. A ligação entre a Matemática e a sua história permitiu a elaboração, organização, acompanhamento e análise de resultados por meio da aplicação de atividades e seminários. A questão orientadora era responder: "Quais os benefícios da História da Matemática nas aulas de matemática para a aprendizagem?". Nessa pesquisa qualitativa foi utilizada a pesquisa-ação e realizada no Centro de Ensino José Malaquias - Ensino Médio, com alunos regularmente matriculados do terceiro ano do período matutino. A análise das informações obtidas permitiu verifi car que a utilização de episódios históricos matemáticos, apresentados e descritos conforme indicados neste trabalho, apresentaram novas possibilidades de motivação, de exempli ficação da importância desta ciência e de situações reais que visam a interação e a socialização do conhecimento entre os discentes. Os resultados indicaram um elo motivacional entre o ensino de matemática e sua história, facilitando o entendimento da importância desta ciência para sociedade atual, o que contribuiu para a compreensão de novos conteúdos e da melhoria na qualidade da aprendizagem.
[Download TCC]