Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WELHINGTON SÉRGIO DA SILVA
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
Uma P roposta Didática para o Ensino das Cônicas à luz da Aprendizagem Significativa de David Ausubel
Resumo
A disciplina de Matemática continua a ser um obstáculo na vida de boa parte dos estudantes. O formalismo exagerado e a presença de ideias abstratas podem ser alguns dos causadores de dificuldades. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel é uma teoria cognitivista que vem sendo utilizada em muitas áreas do ensino-aprendizagem por seus resultados satisfatórios. Em matemática, mais especificamente, no ensino de Geometria, vemos uma grande vantagem de se utilizar esta Teoria, uma vez que as etapas sugerem a possibilidade de se utilizar materiais como organizadores prévios, tais como o computador, que pode promover condições para a aprendizagem desse conteúdo. Para isso, realizamos uma pesquisa bibliográfica integrativa acerca da Teoria utilizada e desenvolvemos uma sequência didática para o ensino das Cônicas no plano. Aplicamos a sequência em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio e discorremos sobre os resultados.
[Download TCC]