Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MIRELI MORAIS DE OLIVEIRA
UFCG - Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - PB
Dissertação
Título
CONCEITOS DE ANÁLISE MATEMÁTICA NA RETA PARA BEM COMPREENDER OS NÚMEROS REAIS NO ENSINO MÉDIO
Resumo
Percebemos que alguns conceitos relacionados aos números reais estudados pelos professores de matemática, enquanto discentes na universidade na disciplina de Análise Matemática, acabam se distanciando dos conceitos trazidos nos livros didáticos de ensino médio. Assim, o presente trabalho pretende estabelecer uma conexão entre as abordagens do estudo dos números reais na educação básica e na licenciatura em matemática. Nosso foco é o olhar do professor acerca desse assunto, como ajudá-los a ver que os números reais podem ser melhor entendidos utilizando conceitos da disciplina de Análise Matemática e que estes conceitos podem ajudá-lo a abordar o assunto em suas aulas. Para isso, analisaremos e descreveremos de que forma os números reais são tratados no ensino médio e na licenciatura. Em seguida discutiremos quais números reais podem ser marcados na reta real e desmistificaremos a impressão que os livros didáticos passam de que é possível marcar todos os números. Apresentaremos também uma definição de completude dos números reais que poderia ser dada em disciplinas de Análise Matemática nos cursos de Licenciatura, usando o Teorema dos Intervalos Encaixantes, tornando-a mais inteligível e próxima a conceitos usados no Ensino Médio. Esperamos, por meio desse trabalho, contribuir para que haja uma aproximação dos conteúdos estudados na disciplina de Análise com os conteúdos abordados nos livros de ensino médio, de modo a contribuir com a prática docente e tornar clara a importância de disciplinas como Análise Matemática para a formação de professores.
[Download TCC]