Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EUDES JOSÉ GONDIM DE FIGUEREDO
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Uma análise sobre a valorização do Conceito de Máximo e Mínimo por Estudantes do Ensino Médio.
Resumo
O presente trabalho é um estudo que busca enriquecer as abordagens do Ensino de Matemática,
especificamente no tópico que envolve o conceito de Máximo e Mínimo vivenciado no Ensino
Médio. Esse conceito é geralmente abordado em problemas de otimização sugerido nos livros
didáticos através de exercícios contextualizados, que buscam propor aos estudantes habilidades
para identificar e valorizar tais conceitos no dia a dia. O conceito de máximo e mínimo está
presente em nossas vidas em diversas situações, por exemplo: identificar o fluxo de veículos
em uma determinada hora de um sinal de trânsito, na fabricação de uma embalagem de um
produto em que o fabricante quer propor um custo mínimo de gasto para essa embalagem, entre
outras situações. No sentido de compreender que valorização os estudantes demonstram para
esse conceito, propomos uma investigação por meio de uma sequência de quatro atividades em
que exploramos diferentes metodologias através de utilização de lápis e papel, uso de software,
manipulação de material, nos quais os estudantes efetuariam a resolução de exercícios para
estimular o processo de identificação e valorização desses conceitos. Os resultados do estudo
apontam que o professor não vivencia de forma efetiva às várias formas de abordagens desse
conteúdo na escola; explorar mais de uma forma de abordagem possibilita identificar as possíveis
dificuldades que ocorrem na valorização do conceito; os estudantes apesar de inferir, comparar e
explorar esses conceitos de forma mais significativa não percebem o valor que deve ser atribuído
ao conteúdo; a compreensão de máximo e mínimo é de grande complexidade aos estudantes e que
o professor não percebe o tamanho dessa complexidade. Nesse sentido, outro ponto relevante é o
desenvolvimento de três importantes aspectos que não nos aventuramos investigar, e que podem
levar a novos estudos, por exemplo, como se observa o trabalho do professor quanto ao uso de
várias metodologias empregadas para tratar esse conteúdo na sala de aula; que importância o
professor dá a esse saber matemático bastante presente no nosso cotidiano; e como os estudantes
classificam esse conceito, como um saber do cotidiano ou puramente matemático?
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