Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JOSÉ IGOR GONÇALVES DA SILVA
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
A ação como ferramenta de aprendizagem
Resumo
Atualmente percebemos um aumento significativo nas produções científicas que defendem
atividades lúdicas como estratégia de ensino. Diversos autores como Jean Piaget, Ubiratan
D’Ambrósio, Nilton José Machado e Paulo Freire destacam a importância da vivência para o
amadurecimento intelectual e a interação social, questões fundamentais para o desenvolvimento
do indivíduo. Este trabalho foi desenvolvido com foco na exploração do lúdico do ponto de vista
da ação. Propusemos o uso de uma metodologia que propicie experiências agradáveis e relevantes
para o aprendizado dos alunos, e que desperte neles o interesse pela matemática. Escolhemos
alunos do Fundamental II de uma escola da Rede Pública de Ensino do Município de Itapissuma-
PE para aplicar atividades simples e divertidas, que tinham alguma ligação com o cotidiano deles.
Essas atividades foram aplicadas fora da sala de aula, antes da exposição conceitual. Elas estavam
ligadas ao assunto a ser abordado, Semelhança de Triângulos, e contribuíram para desenvolver
nos alunos a curiosidade, a socialização, o autodidatismo, a criatividade, o raciocínio lógico e
estimular a descoberta. Após a realização das atividades, o conteúdo foi lecionado e discutido e,
no término da aula, aplicamos uma avaliação escrita para validar a metodologia. Dedicamos um
capítulo para expor algumas propostas de atividades do livro Matemática Lúdica, escrito por
Leon Battista Alberti, no século XV, que serviu de inspiração para este trabalho. Alberti aborda
o uso de relações matemáticas para medições de grandezas sem o uso de aparelhos específicos.
Este estudo permitiu concluir que a matemática pode ser amada pelos alunos, pode ser uma
matéria agradável de estudar, e que uma ferramenta importante para construir este elo é o uso do
lúdico no processo de ensino-aprendizagem.
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