Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: NILCIEDE SILVA CRUZ
UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco - Recife - PE
Dissertação
Título
Aritmética em sala de aula: Jogos, Mágicas, Diversão e Desafios.
Resumo
Aritmética em Sala de Aula: Jogos, Mágicas, Diversão e Desafios têm como proposta intervir na realidade da sala de aula; ao professor, oferecer atividades diversas sobre um mesmo assunto; aos estudantes, permitir o surgimento de atitudes favoráveis à aritmética. Sobre forma de resumos apresentamos neste trabalho, um pouco sobre a estrutura curricular da matemática ao longo dos anos, também as variadas formulações sobre o processo de ensino aprendizagem, o papel do aluno e do professor nesse sistema, especificamente na construção lógica matemática. Procura-se compreender algumas estratégias e métodos no campo do ensino desta disciplina. Além disso, apresentar as especificidades que o educando deve desenvolver para uma educação integral coerente ao presente século, e as contribuições que esta área do conhecimento pode promover. A pesquisa foi dividida em três etapas: a primeira delas corresponde à fundamentação teórica sobre o processo de ensino aprendizagem; seguidamente de uma coletânea de atividades desenvolvidas por outros pesquisadores e por vezes adaptada pelos próprios discentes e a terceira, com a concepção de aspectos relevantes à prática do professor, resultando em sequências que fomentam a diversidade de atividades que a classificamos por lúdicas, todas de baixo custo e de fácil construção e manipulação; resolução de problemas, com ênfase em questões da OBMEP e ENEM; atreladas à curiosidades históricas inseridas em um mesmo tema. À exemplo de como se pode trabalhar a proposta metodológica abordada, foi escolhido o tema \Matemática Financeira"e apresentada uma sequência didática. Ao final do projeto foi aplicado aos estudantes um questionário, afim de compreender se as práticas tiveram alguma relevância na aprendizagem destes educandos ou se produziram atitudes positivas em relação à disciplina. É sabido e raticado neste trabalho, que a combinação de tais atividades prioriza o processo de construção do conhecimento de forma substancial as mudanças atitudinais, podem levar dias, meses e até anos. Entretanto, as múltiplas experiências são concebidas de forma interessante e desaadoras por partes dos aprendizes.
[Download TCC]