Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PEDRO GURGEL MORAES
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE MATRIZES ATRAVÉS DE UM JOGO DE REALIDADE ALTERNATIVA
Resumo
No cotidiano da sala de aula são notórios o desinteresse e o descaso com o estudo e
o aprendizado dos conteúdos abordados. Nesse aspecto, também a Matemática tem
sofrido muito com isso, haja vista que se trata de um conhecimento formalmente
abstrato e, aos olhos de vários alunos, distante de sua realidade. Nesse bojo, surgem
várias metodologias de ensino para buscar formas de motivar os alunos a
aprenderem, de forma significativa. A partir disso, entre as novas tendências de
metodologias de ensino, destacamos a gamificação, que se baseia no uso de vários
dos princípios do design de games sendo direcionados para educação. Disso, e
considerando a estagnação dos índices apresentados pelo INEP sobre a
aprendizagem de matemática nos últimos anos, propomos o desenvolvimento de um
Jogo de Realidade Alternativa (ARG) para o ensino de matrizes, em que os alunos
são convidados a participar de uma aventura que envolve um sistema matricial de
criptografia, de tal maneira que eles devem utilizar os assuntos abordados em aula
para decifrar mensagens e compor um texto final. Este trabalho apresenta, portanto,
uma proposta que foca no engajamento dos estudantes no estudo das matrizes,
através da gamificação no ensino de Matemática.
[Download TCC]