MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: FRANKLIN BERG ALMEIDA DA COSTA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: UM QUESTIONAMENTO DIDÁTICO AO PRINCÍPIO DE CAVALIERI
Resumo
Em algumas épocas da história da humanidade, a curiosidade pela origem de todas as coisas aguçou o espírito investigador de muitos. Nesse estímulo surgiu no século XVII, a discussão sobre o “indivisível”, inquietando vários expoentes do conhecimento que lançaram mãos sobre a infinidade dos entes existentes na natureza, podendo destacar nesse âmbito: Johannes Kepler, Galileu Galilei e Bonaventura Cavalieri. Este publica em 1615 uma obra que define os indivisíveis na sua concepção, Geometria Indivisibilis Continuorum, onde mostra sua teoria da indivisibilidade. Além do apanhado histórico sobre a vida e obra de Cavalieri, será mostrado o seu postulado, O Princípio de Cavalieri, que parece ser aceitável sem nenhuma discussão no ensino da Matemática elementar. A fim de desvencilhar algumas dúvidas que suscitam no estudo desse postulado, alguns subsídios clarificadores compõem essa pesquisa, os sólidos generalizados. Com todo aparato estabelecido, o trabalho estende-se também para uma discussão didática, e consequentemente, delineia a uma análise documental nos livros didáticos da 2ª série do ensino médio. Por fim, será tirado um extrato de uma aula inédita realizada no ambiente escolar, cuja finalidade é transparecer em que momento é admitido as paridades estabelecidas pelo Princípio de Cavalieri, tema abordado em anexo ao estudo da Geometria Espacial na educação básica.
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