Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: FRANKLIN BERG ALMEIDA DA COSTA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO: UM QUESTIONAMENTO DIDÁTICO AO PRINCÍPIO DE CAVALIERI
Resumo
Em algumas épocas da história da humanidade, a curiosidade pela origem de todas as coisas
aguçou o espírito investigador de muitos. Nesse estímulo surgiu no século XVII, a discussão
sobre o “indivisível”, inquietando vários expoentes do conhecimento que lançaram mãos
sobre a infinidade dos entes existentes na natureza, podendo destacar nesse âmbito: Johannes
Kepler, Galileu Galilei e Bonaventura Cavalieri. Este publica em 1615 uma obra que define
os indivisíveis na sua concepção, Geometria Indivisibilis Continuorum, onde mostra sua
teoria da indivisibilidade. Além do apanhado histórico sobre a vida e obra de Cavalieri, será
mostrado o seu postulado, O Princípio de Cavalieri, que parece ser aceitável sem nenhuma
discussão no ensino da Matemática elementar. A fim de desvencilhar algumas dúvidas que
suscitam no estudo desse postulado, alguns subsídios clarificadores compõem essa pesquisa,
os sólidos generalizados. Com todo aparato estabelecido, o trabalho estende-se também para
uma discussão didática, e consequentemente, delineia a uma análise documental nos livros
didáticos da 2ª série do ensino médio. Por fim, será tirado um extrato de uma aula inédita
realizada no ambiente escolar, cuja finalidade é transparecer em que momento é admitido as
paridades estabelecidas pelo Princípio de Cavalieri, tema abordado em anexo ao estudo da
Geometria Espacial na educação básica.
[Download TCC]