Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MAYKEL SAMUEL MARINHO CÂMARA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DA TRIGONOMETRIA APRESENTANDO A FUNÇÃO DE EULER NO ESPAÇO COM O SOFTWARE GEOGEBRA
Resumo
O ensino da matemática tem se tornado cada dia mais desafiador. Para o discente, o
estudo convencional pode ser muitas vezes desestimulante, principalmente quando se trata de
assuntos difíceis de ser transmitido utilizando as imagens estáticas do livro didático ou do
quadro. A geometria e a trigonometria são exemplos de conteúdos que exigem muita
imaginação da parte do aluno, seus ensinos, na prática, trazem muitos resultados superficiais.
Para o professor, tanto é complicado transmitir esse tipo de conteúdo como gerenciar o
aprendizado do aluno. Ao explorar a imaginário, não há como certificar-se que o aluno fez
mentalmente a projeção correta. Outro grande desafio é poder tornar o processo ensinoaprendizagem
mais atrativo. É muito complicado concorrer pela atenção e interesse do aluno,
contra todos tipos de entretenimento digital moderno, utilizando apenas os métodos
convencionais. Dessa forma, faz-se necessário que o docente também faça uso dos benefícios
da tecnologia a fim de proporcionar melhores condições de ensino-aprendizagem. Nesse
contexto, esse trabalho traz um estudo matemático da trigonometria. Em que identifica alguns
problemas em relação à abordagem convencional do conteúdo, e propõe uma abordagem
alternativa partindo da Função Trigonométrica de Euler, apresentando-a como uma função da
geometria espacial utilizando a ferramenta de software computacional GeoGebra
[Download TCC]