Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: HILDEBERTO FERNANDO DE FREITAS REGIS
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
O USO DE QUEBRA-CABEÇAS PARA ESTIMULAR O APRENDIZADO DE POLÍGONOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Neste trabalho, foi realizado um estudo sobre polígonos com o apoio de quebra-cabeças. A
minha experiência em sala de aula lecionando matemática nos ensinos fundamental e médio,
nas escolas públicas por mais de vinte anos contribuiu bastante para a realização desta obra.
Vários quebra-cabeças foram selecionados de acordo com o seu grau de importância, dentre
eles: o tangram, a dissecção de polígonos ou quebra-cabeças bidirecionais, os quebra-cabeças
construídos com palitos ou canudinhos e o geoplano. Para cada jogo foi adaptado um exercício
específico que se encaixaria na medida em que o conteúdo fora apresentado, sempre respeitando
o nível de conhecimento, de percepção e de raciocínio lógico, de modo que o professor foi o
intermediador entre o sujeito e o objeto, mantendo sempre um diálogo pedagógico para que
todos ficassem à vontade para fazer suas descobertas e assim construírem conceitos
geométricos. Foram apresentadas também juntamente com as atividades propostas algumas
formas de avaliar os alunos, por exemplo: com a participação na construção das figuras, suas
argumentações e observações e principalmente, as habilidades para expor hipóteses e resolver
problemas.
[Download TCC]