Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: JONATHAN HARYSON ARAÚJO AGUIAR
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
A MOSCA, A FORMIGA E A GOTA DE MEL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DE ABORDAGENS ALTERNATIVAS
Resumo
No presente contexto escolar cearense, ainda, são bem visíveis as dificuldades em que se
deparam alunos e professores no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da
Matemática. Esses obstáculos tornam-se mais delicados quando direcionados à concepção e
perspectiva de espaços e formas tridimensionais, objeto de estudo da Geometria Espacial.
Sendo assim, a referida pesquisa, na tentativa de desenvolver habilidades, técnicas e estratégias
para aprimorar o grau de abstração dos envolvidos, apresenta a Sequência Fedathi, um tipo de
sessão didática que posiciona a postura mediadora exercida pelo professor como fator
significativo na criação e estímulo da autonomia desenvolvida pelo aluno com base na
construção do conhecimento que lhe fora proposto. Diante desse cenário, o objetivo da pesquisa
trata de um estudo de caso da situação-problema “A mosca, a formiga e a gota de mel”, no qual,
mediada pela Sequência Fedathi, analisará a formação de conceitos da Geometria Espacial sob
a ótica de três abordagens: tradicional, materiais manipuláveis e a aplicação do Software
GeoGebra. As atividades foram desenvolvidas com alunos da 2ª Série do Ensino Médio de uma
escola pública de Fortaleza, organizados em 42 grupos e subdivididos em 14 deles por
abordagem. Ao final das apresentações, discussões e resultados, foram compartilhados com
considerações sobre o que foi ou não conveniente encontrado na problemática com relação à
abordagem que lhes foram designadas.
[Download TCC]