MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JONATHAN HARYSON ARAÚJO AGUIAR

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
A MOSCA, A FORMIGA E A GOTA DE MEL: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO A SEQUÊNCIA FEDATHI NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS DA GEOMETRIA ESPACIAL ATRAVÉS DE ABORDAGENS ALTERNATIVAS
Resumo
No presente contexto escolar cearense, ainda, são bem visíveis as dificuldades em que se deparam alunos e professores no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Esses obstáculos tornam-se mais delicados quando direcionados à concepção e perspectiva de espaços e formas tridimensionais, objeto de estudo da Geometria Espacial. Sendo assim, a referida pesquisa, na tentativa de desenvolver habilidades, técnicas e estratégias para aprimorar o grau de abstração dos envolvidos, apresenta a Sequência Fedathi, um tipo de sessão didática que posiciona a postura mediadora exercida pelo professor como fator significativo na criação e estímulo da autonomia desenvolvida pelo aluno com base na construção do conhecimento que lhe fora proposto. Diante desse cenário, o objetivo da pesquisa trata de um estudo de caso da situação-problema “A mosca, a formiga e a gota de mel”, no qual, mediada pela Sequência Fedathi, analisará a formação de conceitos da Geometria Espacial sob a ótica de três abordagens: tradicional, materiais manipuláveis e a aplicação do Software GeoGebra. As atividades foram desenvolvidas com alunos da 2ª Série do Ensino Médio de uma escola pública de Fortaleza, organizados em 42 grupos e subdivididos em 14 deles por abordagem. Ao final das apresentações, discussões e resultados, foram compartilhados com considerações sobre o que foi ou não conveniente encontrado na problemática com relação à abordagem que lhes foram designadas.
[Download TCC]