MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO HENRIQUE DAS CHAGAS SILVA

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN

Dissertação

Título
ANÁLISE E AVALIAÇÃO DAS QUESTÕES DOS NÍVEIS 1 E 2 DA PRIMEIRA FASE DA OBMEP SOB UMA PERSPECTIVA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
A Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas (OBMEP) vem se estabelecendo como uma das mais importantes políticas públicas da Educação Básica, estando presente em quase cem por cento dos municípios brasileiros – atingindo o seu ápice em 2010, com uma participação de 19.665.928 estudantes, se tornando a maior olimpíada de matemática do mundo – ela age diretamente no sistema de ensino e influencia as avaliações de larga escala, como é o caso da Prova Brasil, auxiliando indicadores como o IDEB. Com uma proposta pautada no desenvolvimento do gosto dos estudantes pela aprendizagem em Matemática e na busca por jovens talentos, essa olimpíada é um campo fértil para se colocar em prática os estudos e técnicas de resolução de problemas. O método heurístico ou método de Polya para a resolução de problemas é uma estratégia didática/metodológica importante para o desenvolvimento intelectual do aluno e para o ensino de matemática. Sob esse aspecto, torna-se relevante procurar compreender de que forma a OBMEP pode ser trabalhada através de uma perspectiva de resolução de problemas, bem como avaliar se ela vem cumprindo o seu papel e se os pontos lá apresentados se adequam ao nível dos discentes. Este trabalho fundamenta-se principalmente nas produções de George Polya (1995) para os métodos de resolução de problemas e nos dois primeiros parâmetros da Teoria Clássica dos Testes (TCT), para o levantamento da pesquisa. A metodologia utilizada nessa dissertação inclui análise de dados e conteúdo. O estudo foi feito considerando-se uma amostra de 184 estudantes do sexto ao nono ano de uma escola pública de uma cidade interiorana do Estado do Rio Grande do Norte, e trata da análise da Primeira Fase da OBMEP de 2016, nos Níveis 1 e 2. Ao longo do mesmo percebeu-se a necessidade da Primeira Fase da OBMEP ser repensada, principalmente no que se refere ao seu nível de dificuldade, já que existem questões que precisam ser mais acessíveis ao nível dos discentes.
[Download TCC]