Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: PAULO ESTÉFANO ARAÚJO DA SILVA
UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido - Mossoró - RN
Dissertação
Título
A SEQUÊNCIA DE FIBONACCI E O ENSINO MÉDIO
Resumo
A presente pesquisa tem como objeto de estudo a Sequência de Fibonacci,
entretanto, orientando nosso olhar a sua ligação com conteúdos matemáticos referentes
ao Ensino Médio, haja vista a pouca abordagem desse tema em livros didáticos para este
ensino. Para esta investigação foi traçado como objetivo geral, estimular ainda mais o
estudo da sequência de Fibonacci, principalmente, quanto ao seu envolvimento ao
conteúdo de sequências visto no 1º ano do ensino médio, ligeiramente perseguido dos
seguintes objetivos específicos: apresentar a sequência de Fibonacci juntamente com a
biografia do seu criador; identificar as relações da sequência de Fibonacci com os
fenômenos da natureza; identificar e demonstrar algumas propriedades matemáticas
envolvidas na sequência de Fibonacci; e identificar os conteúdos de matemática do
ensino médio em que o estudo da sequência de Fibonacci pode ser utilizado. Nossa
inquirição é de caráter exclusivamente bibliográfico, onde para sua realização,
destacamos a busca de auxílio em leituras de autores como BEZ (1997) e PAIVA
(2013). As leituras nos conduziram há ressaltar um pouco sobre a história do
matemático Leonardo Fibonacci, o qual, por meio de um problema deixado em um de
seus livros, foi quem deu início a descoberta da sequência de Fibonacci. Em seguida, é
apresentado o envolvimento da sequência de Fibonacci com o cotidiano dos alunos,
principalmente, quanto à ligação com a natureza. Também são apresentadas algumas
propriedades inerentes à sequência, verificando quais conteúdos matemáticos estão
envolvidos no seu estudo. Por fim, em tentativa de comprovar a relevância de repassar o
conteúdo sobre a sequência de Fibonacci, são expostas algumas questões de provas
anteriores referentes à OBM, OBMEP, concursos e seleções de vestibulares.
[Download TCC]