Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: CAMILA GONÇALVES DE ARAUJO
UnB - Universidade de Brasília - Brasília - DF
Dissertação
Título
ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF SOBRE A AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA
Resumo
Nesta dissertação, estabeleceu-se como objetivo geral analisar as concepções de professores e alunos das escolas públicas do Distrito Federal - DF sobre a avaliação em matemática no nono ano do Ensino Fundamental. Desenvolveu-se o trabalho em dois momentos. Inicialmente, fez-se uma pesquisa bibliográfica visando coletar as principais ideias sobre avaliação constando em publicações dos autores mais influentes no tema, bem como as orientações presentes em documentos e organismos oficiais. Realizou-se, também, uma pesquisa empírica junto a um total de sete professores e 199 alunos de sete Coordenações Regionais de Ensino do DF, aplicando questionários junto aos mesmos e uma entrevista semiestruturada junto aos alunos. Os dados coletados foram analisados quanto aos aspectos quantitativos e qualitativos, para o procedimento da aquisição dos resultados. Como conclusão, evidenciou-se o empenho dos professores em ajudar na superação das deficiências de aprendizagem dos alunos; a necessidade de mais aprofundamento teórico dos professores nos aspectos inerentes ao processo de avaliação, maior diálogo entre docentes e discentes no processo avaliativo, e maior empenho destes últimos, encaminhando a necessidade de aprofundar as pesquisas nesse tema.
[Download TCC]