Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WECSLEY FERNANDO MARÇAL ALVES
UFJ - Universidade Federal de Jataí - Jataí - GO
Dissertação
Título
Uso do GeoGebra no Ensino de Geometria Plana no Ensino Básico”
Resumo
Este estudo objetivou analisar as possibilidades de uso do software geogebra como apoio ao
processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de geometria plana no ensino fundamental,
com base em estudos já consolidados e que vem sendo ponto de referência para muitos
professores do ensino básico. Descrevemos, de forma sucinta o surgimento e desenvolvimento
da geometria no decorrer da história; relatar sobre as grandes transformações no ensino
de geometria; destacar o uso do software geogebra e suas principais tecnologias no ensino
dos conteúdos de geometria plana no ensino fundamental; apresentar o software geogebra
e suas principais ferramentas; compreender o conteúdo pelo uso do geogebra através
da construção e visualização dos conceitos apresentados; definir os conceitos básicos da
geometria plana; e utilizar o geogebra em situações-problema sobre triângulo no dia a dia
do aluno do ensino fundamental. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de
dados, a revisão de literatura através do estudo levantado no referencial teórico sobre o
uso das ferramentas do software geogebra no ensino de geometria plana que vem tornar o
ensino mais dinâmico e atrativo. A partir da análise bibliográfica foi possível perceber
a importância em dar acesso aos professores às tecnologias para que estes façam uso em
sala de aula, sendo que o geogebra vem sendo um dos softwares de geometria dinâmica
bastante usado com a finalidade de tornar o ensino-aprendizagem mais significativo na
vida do aluno. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões pedagógicas
apresentadas, foi possível confirmar que o software geogebra pode auxiliar e fomentar o
processo educacional para obter uma educação mais interativa, dinâmica e construtivista.
[Download TCC]