MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LEOPOLDO JOSE ALVES

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
 Estudo do Conceito de Limites de Funções Reais no Ensino Médio: uma Proposta de Atividades Utilizando o Software WxMAXIMA
Resumo
A matemática do Ensino Médio não contempla de maneira direta o estudo de cálculo de limites de funções reais em seus programas curriculares, embora tal conteúdo seja parte fundamental em diversos cursos de graduação, como engenharias e informática. Nesse contexto, o desenvolvimento desta pesquisa busca respostas às indagações: Quais as contribuições que o uso do software WxMAXIMA proporciona para a compreensão dos conceitos de limites de funções reais no nível médio? Qual o aproveitamento por parte dos alunos participantes do projeto com o estudo de limites de funções reais? Nesse sentido, o objetivo principal desta dissertação é aplicar e analisar uma proposta de ensino, para alunos do ensino médio, consistindo de atividades sobre o cálculo de limites de funções reais no laboratório de informática. Para o alcance desse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, destacando limites de funções reais, conceitos, o histórico e aplicação desse assunto no contexto da matemática e, também, a definição e aplicação do software WxMAXIMA no processo ensino e aprendizagem. Além do estudo teórico, foi desenvolvido um estudo de caso no Centro de Ensino Médio de Taguatinga Norte, contando com a colaboração de 20 alunos (maiores de dezoito anos de idade), que estudam na referida instituição, onde os encontros foram realizados utilizando os computadores do laboratório de informática no mês de abril de 2018. Com os resultados obtidos por meio de dês atividades aplicadas aos alunos e um questionário com doze questões alto-avaliativas, foi possível observar que os alunos apresentavam dificuldades na construção e leitura de gráficos de funções e nos conteúdos de matemática trabalhados em aulas expositivas. Porém, ao utilizarem o computador como ferramenta para o estudo de funções, esses alunos conseguiram atingir os objetivos das atividades propostas com certa facilidade. Esses resultados comprovam que o uso do software WxMAXIMA contribui para melhor compreensão de conceitos de limites de funções reais, tornando as atividades mais significativas, uma vez que os alunos foram compreendendo melhor o conteúdo ministrado em cada atividade e conquistando uma melhor adaptação ao software WxMAXIMA.
[Download TCC]