Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: KLEBER DUARTE DE MORAES
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
O ENSINO DE ESTATÍSTICA COM O AUXÍLIO DA PLANILHA ELETRÔNICA
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar a hipótese de que o uso da planilha eletrônica auxiliando o ensino do conteúdo de estatística, para alunos da 3ª série do ensino médio, favorece a aprendizagem significativa de Ausubel. O estudo foi aplicado em três turmas da 3ª série do Ensino Médio, do Centro de Ensino Fundamental 02 do Paranoá, Brasília-DF. Foram feitas duas avaliações diagnósticas, a primeira antes do início do desenvolvimento dos conteúdos de estatística, já a segunda no final dos estudos, após os alunos trabalharem com a planilha eletrônica na obtenção de medidas estatística e nas confecções de gráficos, utilizando dados reais. Sendo que durante o processo também foram desenvolvidas investigações por parte dos alunos, de dados estatísticos apresentados em telejornais, revistas, livros dentre outros veículos de informação, incentivando-os a criticarem os dados analisados. Ainda no final desse processo de ensino aprendizagem os alunos avaliaram a metodologia aplicada. Então analisando conjuntamente os resultados das avaliações diagnósticas, a participação dos alunos, rendimento, motivação e os resultados dos questionamentos a respeito do método utilizado, constatou-se que o estudo desenvolvido por meio da planilha eletrônica, com dados do cotidiano do educando, desenvolvido de forma que o aluno participasse ativamente do processo de ensino, proporcionou um melhor proveito, maior predisposição do estudante, fazendo com que a aprendizagem ocorresse de forma significativa.
[Download TCC]