MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: CRISTIANO JOSÉ ROCHA FERREIRA DE OLIVEIRA

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
Cálculo Diferencial: Uma Abordagem Histórico-Social e Possibilidades de Introdução no Ensino Médio
Resumo
O desempenho ruim nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral dos alunos dos cursos de Ciências Exatas nas instituições de Ensino Superior tem sido uma constante no país. Uma quantidade significativa de alunos acumulam uma ou mais reprovações em Cálculo em seu histórico escolar, sendo, esta disciplina, um dos motores da evasão dos alunos no Ensino Superior. Nesse presente estudo, pretendemos abordar a história da Educação no Brasil de um ponto de vista socieconômico desde a chegada dos colonos até aos dias de hoje e ver como essa 'história' impactou no estudo da Matemática, e em particular, no estudo do Cálculo nos diferentes níveis de escolaridade, especificamente, a sua ausência na Educação Básica, mais precisamente, no Ensino Médio. Em uma análise sistemática e crítica dos pressupostos supracitados, concluiremos com uma proposta dos conteúdos de Cálculo que poderiam ser implementados no Ensino Médio ante todas as mazelas históricas da Educação Brasileira.
[Download TCC]