Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WISNEY ADRIANO DE MENEZES
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
RELATO DE EXPERIÊNCIA COM OS MÉTODOS TRADICIONAL E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DA 3a SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Na proposta de análise metodológica do ensino de matemática no nível básico, desenvolve-se um trabalho no Ensino Médio, com a terceira série. Justifica-se tal escolha ao peso e responsabilidade que essas turmas têm em concluir essa fase do ensino. Essas turmas são avaliadas internamente como forma de aprovação escolar, e externamente como estatística do sistema governamental de apresentação de índices educacionais. A pesquisa bibliográfica e de campo visam observar e validar o relato entre as metodologias aplicadas: tradicional e resoluções de problemas. Faz uma comparação entre o docente transmissor de conteúdos ou
professor mediador e do discente receptor ou intérprete de questões antes de resolvê-las. A aplicação metodológica é feita em dois grupos de alunos em um mesmo período do ano letivo no tema de Geometria Analítica, os resultados são apresentados em uma avaliação tabulada e descrita nessa dissertação, seguido de uma avaliação de questionário aplicado para dar consistência à pesquisa com os relatos dos discentes. Tais resultados levam a uma análise final de propostas metodológicas do ensino da matemática. Finalmente propõe-se como metodologia o estudo híbrido, cria-se possibilidade de inserções e comparações com propostas de outros métodos e novos estudos. Os resultados mostram uma tendência a utilização da metodologia alternativa através de dados e relatos colhidos.
[Download TCC]