MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ALEX DE ALMEIDA SANTOS

UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO

Dissertação

Título
INVESTIGANDO O ENSINO DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Um Estudo de Caso com Alunos e Professores
Resumo
Este trabalho se destina a investigar e analisar as concepções e práticas pedagógicas de professores de Matemática que atuam especificamente na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no terceiro Segmento, em relação ao ensino de Geometria. Tem como objetivo investigar e analisar como são ministrados os conteúdos na prática, identificar as dificuldades no processo de ensino-aprendizagem, recursos didáticos disponíveis e as percepções dos docentes com relação a modalidade. Além do trabalho de investigação por meio de atividades desenvolvidas em sala de aula, foi sugerida e realizada uma nova abordagem para a ministração das aulas de Geometria Plana como o uso de material manipulativo, trabalhando conceitos básicos e a composição de figuras geométricas. O trabalho de campo foi desenvolvido em uma escola, na Região do Entorno Sul de Brasília. Foram aplicados questionários aos docentes desta escola e de outras duas escolas da região que também trabalham com a modalidade, com o objetivo de observar as práticas docentes com relação ao ensino de Geometria. Também foram distribuídos três questionários aos alunos: o Sociocultural, o Diagnóstico e o de Avaliação do Projeto. Os dados foram coletados através destes questionários, das atividades e observações, acompanhados de uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados que foram apresentados na forma de gráficos e tabelas. Foi também realizado um projeto de intervenção onde os conteúdos de geometria foram trabalhados com o auxílio do Tangram. As aulas expositivas foram dadas com base nas peças que o constituem. Paralelamente as aulas expositivas, foram realizadas atividades práticas em conjunto com as aulas de Educação Artística, onde os alunos confeccionaram os Tangrans em tamanho grande, que posteriormente foram apresentados nas oficinas. Ao final verificou-se após toda a investigação, que realmente existe uma deficiência no ensino de geometria na EJA, e de acordo com os alunos a implantação do projeto de intervenção foi válida e proveitosa na assimilação dos conteúdos, pois estudaram o conteúdo de uma forma alternativa, adquiriram uma visão mais ampla de suas realidades sociais e econômicas, tiveram a oportunidade de trabalharem com temas transversais e associarem o conteúdo estudado a outras áreas de conhecimento, de modo que as atividades desenvolvidas foram consideradas uma boa alternativa para as aulas expositivas.
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