Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DAVID MARTINS RAMOS
UFCAT - Universidade Federal de Catalão - Catalão - GO
Dissertação
Título
INVESTIGAÇÃO DO USO DE AMBIENTES GRÁFICOS NO ENSINO DE FUNÇÕES ELEMENTARES NO ENSINO MÉDIO: EXPLORANDO O SOFTWARE GEOGEBRA
Resumo
O estudo de funções tem diversas aplicações no cotidiano e em diversas áreas do conhecimento. Quando se analisa o tempo e o desgaste que se tem ao esboçar o gráfico de uma função fazemos uma pergunta simples: “Há outro caminho para esse esboço?”. Nessa perspectiva, este trabalho propõe analisar a aplicação do uso de ambientes gráficos (em especial o GeoGebra) no estudo de gráficos de funções e suas propriedades. Para tanto, algumas atividades foram propostas com o intuito de investigar o uso do software e sua contribuição nas conjecturas de soluções de problemas. O campo da pesquisa foi uma escola da rede privada localizada no município de Paracatu-MG. As atividades foram desenvolvidas em dois grupos compostos por 15 estudantes cada, do 3º ano do Ensino Médio, da referida instituição de ensino. Um questionário denotado por “Questionário Final” e duas avaliações chamadas de “Avaliação Diagnóstica 1” e “Avaliação Diagnóstica 2” foram aplicados com o intuito de avaliar a diferença de percepção do aluno no início e fim do projeto. Esperou-se que no decorrer do trabalho os alunos fossem incentivados ao estudo de matemática de modo mais dinâmico. Os resultados encontrados apontam para a importância de se utilizar metodologias e ferramentas que sejam capazes de motivar o aluno no processo de aprendizagem. Ao se tornar sujeito da aprendizagem o estudante consegue compreender o contexto estudado e elaborar suas próprias conclusões ao associar o vivido com o que é ensinado pelo professor.
[Download TCC]