Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: MARCOS ADRIANO DA SILVA TERRA
UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Cuiabá - MT
Dissertação
Título
Uso do soroban para educando cego: Concepções e perspectivas
Resumo
Dentro do contexto da educação é de suma importância inserir a ideia de inclusão. Este trabalho, é totalmente voltado para a matemática e a educação inclusiva para cegos. Para tanto, é abordado desde o método de escrita braile, fonte inicial da inclusão social dessas pessoas, até os primórdios da evolução humana, quando o homem sentiu a necessidade de criar uma forma numérica de contagem. Primordialmente, os povos antigos criaram técnicas de contagem por meio dos ábacos, o mais antigo contador numérico. No Japão, esse ábaco era denominado soroban e, esse estudo abordará sua história, assim como a maneira que este instrumento de cálculo manual é usado na educação de aluno cego no Centro de Reabilitação Louis Braille, na realização das operações básicas matemáticas.
[Download TCC]