MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: EDER JOACIR DE LIMA

UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso - Barra do Garças - MT

Dissertação

Título
O ensino de funções através de modelagem matemática
Resumo
Por muito tempo o método tradicional vem sendo utilizado como umas das principais metodologias no ensino de matemática, porém nas últimas décadas surgiram outros métodos alternativos dos quais destaca-se nesse trabalho a modelagem matemática. Assim o objetivo dessa pesquisa é realizar comparações em relação ao ensino-aprendizagem de funções numa turma de 1° ano do Ensino Médio do IFMT - Campus Primavera do Leste, utilizando o método tradicional de ensino e a modelagem matemática, além de propor uma sequência didática para o ensino dos principais tipos de funções através de modelagem. Para isso o conteúdo de funções foi abordado em aulas baseadas nesses dois métodos de ensino, sendo que no decorrer dessas aulas foi avaliado o interesse do aluno, a participação nas aulas e no desenvolvimento das atividades, e o conhecimento obtido ao ?nal de cada processo. A coleta de dados se deu através de avaliações e questionários respondidos pelos alunos. Ao ?nal percebeu-se que houve maior interesse e participação dos estudantes quando os conceitos teóricos foram abordados através da atividade de modelagem matemática, além dos resultados referentes a aprendizagem dos alunos terem sido mais satisfatórios quando foi utilizado esse método. Com isso veri?cou-se que a modelagem matemática pode ser uma metodologia de ensino e?caz no ensino de funções, trazendo resultados mais satisfatórios que os alcançados pelo método tradicional de ensino, pois aproxima a matemática de outras áreas, despertando o interesse pela aplicação dos conceitos, estimulando a criatividade e desenvolvendo habilidades na resolução de problemas.
[Download TCC]