Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GRACIELLE CRISTINA WINCK
UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Dourados - MS
Dissertação
Título
TRABALHANDO COM PORCENTAGEM E JUROS SIMPLES NO ENSINO MÉDIO: UMA EXPERIÊNCIA CONTEXTUALIZADA E REALIZADA EM SALA DE AULA
Resumo
O presente trabalho descreve uma proposta de atividade educacional direcionada para alunos do Ensino Médio, envolvendo situações-problema no ensino de Matemática Financeira para ser aplicado durante as aulas. O objetivo é trabalhar de forma simples e contextualizada o conteúdo sobre porcentagens e juros, envolvendo situações reais vivenciadas no cotidiano pelos alunos. Escolhemos o 1º ano do Ensino Médio, tendo em vista que nesta etapa da vida que o aluno ingressa no mercado de trabalho, nesse aspecto a Matemática Financeira possui grande importância para o aluno, que esta começando a utilizar o dinheiro com mais frequência. Sendo assim, a matemática financeira exerce um papel muito importante na construção e no pleno acesso à cidadania, quando adequadamente ensinada tem um grande poder formador. No início do ano letivo foi aplicado um questionário aos 36 alunos da 1ª série da Escola Estadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, para verificar o nível de conhecimento sobre o conteúdo de Matemática Financeira. Numa segunda etapa foi trabalhado o conteúdo sobre porcentagens e juros simples, com inúmeras estratégias para que os estudantes possam ter uma aprendizagem diferenciada, com aplicações de problemas e fundamentada em exemplos cotidianos. Finalmente, na terceira etapa, um novo questionário foi aplicado com o objetivo de determinar a eficácia da aprendizagem no entendimento da disciplina. Verificou-se que, na maioria dos casos, o entendimento por conteúdos da Matemática Financeira foram satisfatórios.
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