MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: PAULO CÉLIO AGUIAR

UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória - ES

Dissertação

Título
DIVERSIFICANDO O ENSINO DA MATEMÁTICA COM ÊNFASE NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Resumo
O presente estudo se inicia com um breve relato de minha experiência profissional e de uma observação feita ao apropriar dos dados estatísticos de uma escola estadual do Espírito Santo, a qual me encontro vinculado. Foi constatado que a mesma apresenta um índice considerável de reprovação em Matemática, além de um desempenho regular nessa disciplina nas avaliações externas. Na tentativa de identificar as causas fez-se uma observação das aulas, entrevistas com alunos e professores, onde percebemos que caberia apresentar uma proposta de diversificação do ensino dessa disciplina, a fim de melhorar a aprendizagem dos alunos e consequentemente o seu desempenho nas avaliações. Essa discussão se estende no segundo capítulo, onde brevemente é questionada a forma que essa disciplina vem sendo ensinada na maioria das escolas. É apresentado também um relato de uma experiência bem sucedida. No terceiro capítulo, baseando-se na minha visão de professor e ex-gestor, apresento uma proposta de ensino enfatizando a motivação e a diversificação. A partir do quarto capítulo, a resolução de problemas assume o papel de tema principal dessa dissertação e passa a ser vista sobre vários aspectos. Primeiro, recorremos à História da Matemática para entender o grau de interesse dos antigos matemáticos por esse tema. Em seguida, ela passa a ser tratada como uma estratégia didática para o ensino da Matemática. No capítulo final, é apresentada uma sequência de problemas resolvidos, escolhidos com bastante critério, visando explorar diversas técnicas e estratégias de resolução. Encerramos, sugerindo aos leitores, uma lista de problemas contendo algumas dicas e respostas.
[Download TCC]