Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: EXPEDITO PIRES JUNIOR
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG
Dissertação
Título
Ensino das funções trigonométricas baseado na resolução de problemas cotidianos e o uso da técnica “Stop Motion”
Resumo
Este trabalho apresenta um novo modelo didático desenvolvido para ensino de Trigonometria no Ensino Médio. Ancorado no estudo de ângulos, círculo trigonométrico e construção de gráficos, esse modelo parte de um método de construção de gráficos de composição de funções trigonométricas e , em que ou , onde são parâmetros e a partir das alterações de cada um dos parâmetros identifica-se o movimento de translação e/ou de rotação. Para síntese do assunto, explorando o lúdico em sala de aula, o modelo propõe que os alunos demonstrem sua aprendizagem por meio de vídeo construído utilizando-se a técnica “stop motion”. Interessa-nos, com este estudo, verificar se a aplicação desse modelo didático contribui para melhor compreensão da trigonometria, facilitando a aprendizagem dos alunos de ensino médio. Justificamos a pesquisa a partir de algumas limitações do ensino que contribuem para a aprendizagem deficiente da trigonometria e a necessidade de revisão da forma de se ensinar esse conteúdo, tornando-o mais significativo aos alunos. Em seguida, o resgate conceitual de teorias subjacentes à trajetória histórica da trigonometria, até sua inserção na educação, constituiu-se em arcabouço teórico que serviu de apoio à análise dos dados coletados por meio de questionários aplicados a alunos e professores. Desenvolvemos uma pesquisa descritiva, de natureza qualitativa, com a participação de alunos de ensino médio, alunos e professores de graduação da área de exatas. Como cenário de análise, utilizamos uma escola pública e uma universidade, de Minas Gerais. Como aspectos positivos, a pesquisa revela que a trigonometria é considerada, pelos alunos, importante tópico matemático, sendo base para estudo de outros conteúdos. Os alunos do ensino médio enfatizaram a facilidade de compreensão da trigonometria a partir do modelo proposto, destacando a importância dessa metodologia para desmistificar o temor da matemática, evidenciando a relevância da aprendizagem prática. Em contraposição, como aspecto negativo, temos a percepção da superficialidade do ensino de trigonometria no ensino médio, observada pelos professores e alunos de graduação, que se ressentem desse ensino quando percebem que lhes falta uma base conceitual efetiva que lhes auxilie nos novos estudos.
[Download TCC]