MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ANDRÉA CRISTINA ROCHA CANTARUTI

UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG

Dissertação

Título
ENSINO DE FUNÇÕES NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM COM ÊNFASE NO COMPORTAMENTO DAS FUNÇÕES E SUA REPERCUSSÃO NO ENSINO SUPERIOR NA DISCIPLINA DE CÁLCULO I
Resumo
Nesta pesquisa buscamos apresentar uma metodologia que expõe de forma mais abrangente e detalhada a definição de função e seus elementos estruturantes e caracterizadores quais sejam: estudo de domínio, imagem, raízes, crescimento,decrescimento, máximos, mínimos, paridade de função e sinal de uma função, entre outros. Intencionamos mostrar assim que, uma metodologia que priorize os aspectos já citados, pode colaborar para que os alunos interpretem melhor o gráfico de uma função, tornando-os melhor preparados para caracterizar uma função, estudar as funções por famílias (afim, quadrática, modular, exponencial, logarítmica e trigonométricas) e construir gráficos de funções. Também buscamos mostrar com a pesquisa que uma metodologia de ensino de função, pautada no que apresentamos, pode contribuir para facilitar o acompanhamento da disciplina Cálculo Diferencial e Integral (Cálculo I) no curso superior. Na pesquisa, apresentamos a visão dos alunos do 1o ano do Ensino Médio e professores da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, colaboradores no processo para que pudéssemos verificar a percepção desses personagens que vivenciam a metodologia do ensino de definição de função e seus elementos caracterizadores que discorremos. Também apresentamos a visão de colaboradores da Universidade Federal de São João del Rei, quais sejam alunos que estão cursando a disciplina de Cálculo I e professores que ministram ou já ministraram a referida disciplina para que pudéssemos indicar a importância de se ter uma boa base em função para acompanhar Cálculo I, assim como para evidenciar que os alunos egressos do Ensino Médio têm chegado no Ensino Superior com defasagem no ensino do assunto função. Inicialmente, justificamos a pesquisa apoiando em pesquisas já realizadas que abordassem o tema a que nos propusemos pesquisar. Em seguida, apresentamos uma compilação da história e dos conceitos e definições de função seguida de uma sequência de atividades que podem ser usadas durante as aulas do referido assunto. Optamos por uma pesquisa de cunho qualitativo, numa abordagem descritiva dos dados colhidos por questionário com alunos e professores da EPCAR, assim como alunos e professores da UFSJ. Algumas evidências encontradas nessa pesquisa apontam para a confirmação de que apresentar a definição de função e seus elementos estruturantes e caracterizadores usando uma metodologia mais abrangente e detalhada é produtivo e traz benefícios que congregam para uma aprendizagem mais significativa e efetiva desse assunto, assim como aponta para o fato de que o assunto função é de extrema importância para o estudo de Cálculo I e que os alunos egressos do Ensino Médio estão entrando no Ensino Superior com defasagem no assunto função.
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