MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LILIAN FLAVIANE DE DEUS

UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - São João del Rei - MG

Dissertação

Título
Jogos no Ensino de Matemática: uma proposta para o ensino e aprendizagem de Probabilidade
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar quais são as contribuições da inserção dos jogos pedagógicos no ambiente escolar e suas potencialidades didático-pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem de Probabilidade. Para tanto, foram realizados estudos teóricos sobre o ensino de Probabilidade, destacando as causas das dificuldades apresentadas pelos alunos e a importância de aprender seus conceitos. Foi realizada também uma reflexão teórica sobre o jogo pedagógico no processo de ensino e aprendizagem de Matemática destacando qual é o papel do professor ao se propor atividades envolvendo tal recurso. Para a coleta de dados, foi elaborado, a partir de pesquisas, um jogo de tabuleiro para ser trabalhado junto a alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, (em caráter introdutório dos conceitos) e 9º ano, (para aprofundamentos) de uma escola da rede privada de Lavras –MG. A coleta de dados se deu através de registros no diário de campo acerca dos questionamentos e afirmações feitas pelos alunos, observação das contribuições geradas pelo jogo proposto e das concepções construídas a partir das impressões obtidas durante o desenvolvimento da atividade. Além disso, ainda foram consideradas as fichas de resoluções dos aluno. Durante o desenvolvimento do jogo foi possível observar que houve envolvimento, questionamentos e compreensão dos conceitos que foram abordados. Nesse sentido, pode-se concluir que a inserção do jogo pedagógico na aula de Matemática trouxe benefícios para o aprendizado de Probabilidade tais como a construção dos conceitos de forma contextualizada, significativa, concreta, lúdica e prazerosa.
[Download TCC]