Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DARLAN GONÇALVES PEREIRA
UFSJ - Universidade Federal de São João del-Rei - Ouro Branco - MG
Dissertação
Título
A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA EM SALA DE AULA: perímetros, áreas e volumes, seguindo os preceitos do princípio de Cavalieri.
Resumo
O presente estudo é resultado de uma atividade prática realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio de escola particular de Sete Lagoas/MG envolvendo o princípio de Cavalieri e o cálculo de perímetros, áreas e volumes. O foco do estudo consistiu na proposição de atividades que contribuam para a construção do conhecimento da relação entre perímetro e área de uma forma geométrica, retângulos e paralelogramos de mesma base e altura, e entre volumes de sólidos, e na observação e avaliação de como os alunos resolvem questões geométricas em grupo a partir de uma situação desafiadora apresentada a eles, seguindo o conceito de que a aprendizagem matemática pode ocorrer de forma mais natural a partir da zona de desenvolvimento proximal, ZDP, defendida por Vygostsky. A partir da proposição de uma investigação matemática, na tentativa do professor de fazer com que seus alunos aprendam os conceitos básicos do princípio de Cavalieri, questionou-se: que resultado seria possível colocar em evidência? Ao promover uma atividade prática aplicada, buscou-se incentivar interações entre alunos visando lançar desafios matemáticos para que os alunos pudessem verbalizar seu entendimento dos conteúdos de geometria e, assim, produzir o seu conhecimento de maneira coletiva. Como resultado a pesquisa aplicada realizada apontou indícios de que os alunos assimilaram os conceitos trabalhados ao responderem aos desafios propostos, por meio de cálculos e pela percepção na construção de figuras e sólidos, contribuindo assim, para a aprendizagem em geometria.
[Download TCC]