Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: GLEISIANI DE FÁTIMA OLIVEIRA
UFV - Universidade Federal de Viçosa - Viçosa - MG
Dissertação
Título
Ensino de análise combinatória: como classificar problemas.
Resumo
OLIVEIRA, Gleisiani de Fátima, M.Sc., Universidade Federal de Viçosa, junho de 2017. Ensino de análise combinatória: como classificar problemas. Orientador: Alexandre Miranda Alves.
Este trabalho consiste em apresentar uma proposta para o ensino de análise combinatória, utilizando um método de classificação o de problemas. Este método deve auxiliar os alunos do ensino médio a identificar e diferenciar os problemas de permutação, arranjo e combinação. Neste trabalho é apresentada uma análise feita acerca do ensino de an ?alise combinatória nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro e também são expostos os resultados de uma entrevista realizada com alunos e professores do ensino médio, a fim de entender e especificar as dificuldades encontradas no ensino e na aprendizagem deste conteúdo. Além disso, são apresentados o método de classificação de problemas, aqui desenvolvido, e os resultados de sua aplicação para alguns alunos do ensino médio. Por fim, é proposto um material para o ensino de análise combinatória, para o uso de professores do ensino médio.
[Download TCC]