MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: ISRAEL ROQUE PEREIRA

UFV - Universidade Federal de Viçosa - Viçosa - MG

Dissertação

Título
O SUCESSO ESCOLAR NA INTERSEÇÃO COM O ENSINO DA LÓGICA E DO RACIOCÍNIO LÓGICO QUANTITATIVO
Resumo
O presente trabalho traz os resultados de uma pesquisa realizada em duas instituições de ensino de Belo Horizonte e região metropolitana, com alunos do curso de graduação em Matemática na modalidade licenciatura e alunos do ensino médio que responderam a dois testes de lógica e raciocínio lógico quantitativo, realizados antes e depois de participarem de um curso específico desses conteúdos. Essa pesquisa foi devidamente registrada no CEP - Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos, sob o número 1.366.414. O principal objetivo foi destacar a importância da lógica e do raciocínio lógico quantitativo na formação acadêmica dos discentes, sobretudo aqueles ligados às ciências exatas. Esta pesquisa buscou a validação com os testes T de Student, F de Snedecor e o Teste Z de sete hipóteses a priori levantadas. As hipóteses foram constituídas com o intuito de fundamentar a exigência de aulas específicas de lógica e raciocínio lógico quantitativo em todas as esferas educacionais. Os resultados desse trabalho indicam certo grau de relevância para os cursos específicos de lógica e raciocínio lógico quantitativo no desempenho dos discentes submetidos aos testes que envolvem esses conteúdos. Dessa forma, justifica-se uma ênfase maior nesses conteúdos quando se trata de educação básica.
[Download TCC]