Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DÉBORA SOUZA PARREIRA
UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ÁREAS
Resumo
Este trabalho tem como objetivo explorar a História da Matemática como recurso pedagógico no ensino de geometria na educação básica, principalmente no ensino de áreas de figuras planas, conteúdo esse ministrado a turmas de nono ano do ensino fundamental. Desejamos que o aluno compreenda a importância do conhecimento da História da Matemática, e que através desse conhecimento ele ressignifique a sua própria concepção e prática em Matemática. O trabalho foi desenvolvido em forma de pesquisa bibliográfica, onde foram analisados livros e trabalhos de pesquisa sobre o tema. Trabalhamos também com o livro “O Teorema do Papagaio”, de Denis Guedj, que serviu de motivação para a investigação matemática que propomos. Relacionamos a História da Matemática e a geometria, propondo atividades práticas que podem ser utilizadas em sala de aula.
[Download TCC]