Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: WARLISSON INÁCIO DE MIRANDA
UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - MG
Dissertação
Título
UMA PROPOSTA DE ENSINO DIFERENTE DO CONCEITO DE LIMITE
Resumo
O presente trabalho retrata uma forma diferenciada de abordar o conceito de limites e suas propriedades, tendo em vista que muitos alunos têm dificuldades para assimilar cada conceito e aplicá-los na resolução de exercícios ou em problemas práticos do dia-a-dia. Para que o objetivo deste trabalho fosse alcançado, utilizamos exemplos lúdicos e que estão presentes no nosso cotidiano com o intuito de facilitar a compreensão dos conceitos e das propriedades de limites e para auxiliar no entendimento de conceitos mais abstratos. A geometria foi uma ferramenta primordial neste cenário, pois existem conceitos que geometricamente são mais fáceis de serem compreendidos quando comparado com o uso da álgebra, por exemplo, o emprego de épsilon e delta na definição de limites. Mostramos também formas alternativas de abordar cada propriedade de limites sem fugir do rigor matemático e levando sempre a ideia de que o conceito de limite não deve ser memorizado, ou ainda, as técnicas de resolução de limites não são necessárias quando se compreende todos os termos e propriedades que estão associadas à definição.
[Download TCC]