MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: JOÃO ALVARO DE SOUZA BAPTISTA

IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - Rio de Janeiro - RJ

Dissertação

Título
Programação com Scratch: Desenvolvendo Raciocínio Algorítmico
Resumo
O ensino de lógica de programação para crianças e jovens já não é uma proposta nova. Esta ideia, no entanto, sofre com os mesmos obstáculos conhecidos na utilização de novas tecnologias no ensino, que são a falta de preparo dos profissionais de educação e uma melhor fundamentação das atividades propostas com estes recursos. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de intervenção didática onde, através da programação de jogos e animações, será ensinada lógica de programação, utilizando a linguagem Scratch. O trabalho apresenta uma sequência didática dividida em 8 módulos, subdivididos em atividades, nas quais os estudantes produzem jogos ou animações, explorando os conceitos de programação e permitindo o aprendizado e desenvolvimento da lógica de programação. São também disponibilizados um manual de utilização da ferramenta do projeto e os links dos vídeos utilizados em cada uma das atividades propostas. Espera-se que, de posse deste texto, profissionais de educação sejam motivados a iniciar, ou mesmo continuar, projetos semelhantes com estudantes, desenvolvendo o pensamento algorítmico em nossos jovens.
[Download TCC]