MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: LYVIA POGGIAN CORREIA

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
UMA INTERVENÇÃO NO ENSINO DE OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
Resumo
O presente trabalho corresponde a uma pesquisa relacionada ao ensino-aprendizagem dos números inteiros, associado as dificuldades educacionais e métodos de ensino. As dificuldades apresentadas pelos estudantes, que comprometem a aprendizagem de conteúdos posteriores, e a necessidade de novas formas de aprendizagem, mais eficazes e significativas, justificam o desenvolvimento deste estudo, que tem como objetivo principal proporcionar uma sequencia didática que auxilie na representação, compreensão, amnipulação e fixação das operações com números inteiros. A sequência didática foi aplicada a alunos do 8º ano da EEEFM “Senador Dirceu Cardoso”, localizada em Muqui, no estado do Espírito Santo. Um teste inicial, denominado pré-teste, foi aplicado para verificar o nível de conhecimento dos alunos em relação aos números inteiros. A seguir, os mesmos foram submetidos a uma intervenção pedagógica elaborada a partir de jogos, materiais didáticos e contextualizações, para diferir-se do modo tradicional de ensino. Ao final, houve uma reaplicação do teste inicial, denominado pós-teste, cujo objetivo era verificar se houve ou não melhorias nas habilidades dos estudantes ao operar com tais números após a intervenção. Com base nos estudos bibliográficos e à luz das respostas obtidas no pré e no pós-teste, foi possível constatar que a metodologia aplicada em sala aula é eficaz na construção do conhecimento, por parte dos estudantes, uma vez que estes demonstram mais interesse pelo conteúdo, o que foi fundamental para que a aprendizagem ocorresse de forma significativa, além de possibilitar aos alunos a interligação entre a matemática escolar e a cotidiana.
[Download TCC]