Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ALICE PONTES BARRETO
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
PROPOSTA DE ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO COMBINATÓRIO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de ensino para a abordagem da Análise Combinatória
no Ensino Fundamental. O objetivo principal é propiciar uma sequência didática que favoreça
a construção do raciocínio combinatório desde os anos iniciais da Educação Básica,
facilitando, com isso, o prosseguimento do conteúdo no Ensino Médio, bem como um enriquecimento
conceitual que também alcança outras áreas do conhecimento como Biologia,
Química e Ciências da Computação, já que o raciocínio combinatório também é utilizado
nessas áreas. Nesse intuito, utilizando a metodologia da Resolução de Problemas aliada ao
uso de jogos, além de materiais manipuláveis, foram elaboradas atividades com base nos
conceitos e procedimentos referentes a cada um dos ciclos do Ensino Fundamental, visando
levar ao aluno a conhecer e familiarizar-se com problemas de contagem, representações
gráficas, diferentes maneiras de combinações e com o princípio fundamental da contagem,
favorecendo assim o desenvolvimento do raciocínio combinatório.
[Download TCC]