MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: SANDRO ROGÉRIO DE ABREU DUARTE FILHO

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
UMA ABORDAGEM DO ENSINO DE FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS POR MEIO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
Resumo
O presente trabalho acadêmico apresenta uma proposta pedagógica de ensino das funções trigonométricas através de atividades interdisciplinares de investigação e modelagem as quais envolvam temas transversais. Usamos as seguintes ferramentas tecnológicas como suporte educacional: o software educacional GeoGebra, as plataformas do Google Maps e Imagens. A escolha tema decorre do fato de haver a necessidade de demonstrar os meios onde ocorre a aplicação deste conteúdo, que por muitas vezes é tido como muito abstrato e de difícil aplicação. Essa proposta tem como público alvo a terceira série do Ensino Médio do Estado do Espírito Santo, a qual possui em sua grade curricular o conteúdo de funções trigonométricas e devem fazer as avaliações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e do PAEBES TRI (Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo Trimestral). Tendo como base os conceitos de interdisciplinaridade, de investigação em sala de aula e do uso de tecnologias no ensino de matemática foram elaboradas três atividades interdisciplinares utilizando os recursos que dispomos na escola ou de possível acesso. A primeira atividade envolve conceitos de engenharia e artes, trabalhando com a modelagem das funções trigonométricas inseridas no design de construções como pontes, casas e prédios. A segunda atividade envolve conceitos de urbanismo e da geogra?a, análise de mapa, paisagismo e os elementos geográ?cos naturais de determinado local. A terceira atividade leva em consideração o estudo da física sobre ondas sonoras em tubos, trabalhando as duas primeiras oitavas das notas musicais emitidas pelas ?autas doce. Através dessas atividades, procuramos auxiliar os professores de matemática no ensino de funções trigonométricas proporcionando aulas diferenciadas e dinâmicas para os alunos.
[Download TCC]