Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: ROGÉRIO MAURÍCIO FERNANDES PESSANHA
UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ
Dissertação
Título
TEOREMA DE TALES E SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Resumo
O presente trabalho trata do ensino do Teorema de Tales e Semelhança de Triângulos
para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), pautado pela teoria da Aprendizagem
Signi?cativa, elaborada pelo pesquisador norte-americano David Paul Ausubel. Em sua
teoria, Ausubel defende que a aprendizagem ocorre de maneira signi?cativa quando a
nova informação ancora-se em algum conhecimento relevante, já presente na estrutura
cognitiva do aluno. Assim, o objetivo principal deste trabalho é apresentar uma metodologia
de ensino que favoreça o aprendizado dos temas propostos, de forma signi?cativa, pelos
alunos da EJA, cuja clientela é composta, em sua maioria, por adultos, trabalhadores, que
já possuem uma vivência e saberes que devem ser considerados. Dessa forma, espera-se
aumentar a motivação e interesse, diminuindo assim, a evasão escolar. Para alcançar
este objetivo, esta pesquisa, aplicada em uma escola da rede estadual do município de
Campos dos Goytacazes-RJ, foi dividida em três etapas: veri?cação dos conhecimentos
prévios dos alunos acerca dos temas propostos (pré-teste), aplicação de duas sequências
didáticas elaboradas segundo a teoria da Aprendizagem Signi?cativa e, por ?m, veri?cação
da aprendizagem (pós-teste). A análise dos resultados obtidos ao ?nal da intervenção
pedagógica mostra que houve realmente um aprendizado signi?cativo por parte dos alunos,
indicando que a utilização da teoria de Ausubel na Educação de Jovens e Adultos pode ser
bastante favorável ao aprendizado.
[Download TCC]