MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL

Detalhes - Dissertação do PROFMAT


Aluno: AMANDA CHAVES ALVES DA SILVA

UENF - Universidade Estadual do Norte Fluminense - Campos dos Goytacazes - RJ

Dissertação

Título
CEJA - Educação a distância na modalidade semipresencial, suas di?culdades e estratégias de ensino
Resumo
O presente trabalho se refere a uma pesquisa realizada sobre o processo de aprendizado de alunos que, tendo mais de quinze anos, optam pela Educação de Jovens e Adultos. O objetivo desse trabalho é estudar as características de um grupo especí?co dentre esses alunos, os que buscam a conclusão de seus estudos optando pela modalidade semipresencial. Esse grupo em particular tem características que nem sempre se assemelham as dos alunos que frequentam a sala de aula regular, e também têm di?culdades muito particulares, especialmente no que tange à adaptação a modalidade. A escola alvo desse estudo é o Centro de Educação de Jovens e Adultos Esmeralda Costa Porto que é fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação e o Consórcio Cecierj com a ?nalidade de tornar ainda mais acessível a conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio para trabalhadores da cidade e regiões vizinhas. Serão analisados a metodologia de ensino, o material didático usado, os recursos tecnológicos disponibilizados e as di?culdades encontradas pelos professores, especialmente os que lecionam disciplinas da área de exatas. Inicialmente foi realizada uma entrevista com os alunos ingressantes na escola para que fosse possível traçar um per?l do público que está sendo recebido e dessa forma avaliar se a metodologia de ensino e as avaliações aplicadas poderiam ser aprimoradas. Com base nos estudos bibliográ?cos realizados, percebeu-se que os estudos de Vygotsky poderiam auxiliar para traçar uma nova proposta de atividades já que esses a?rmam que a formação da mente e o desenvolvimento cognitivo se dão primordialmente através de interações sociais. Explorando essa concepção foi desenvolvido um plano de estudos para os alunos que explora suas habilidades de interação social, ao passo que também exploram recursos tecnológicos, como facilitadores do aprendizado. Dessa forma o aluno terá a sua disposição diversas ferramentas e recursos que auxiliarão no seu aprendizado e proporcionarão que esse aluno, antes à margem do sistema educacional, possa concluir seus estudos.
[Download TCC]