Detalhes - Dissertação do PROFMAT
Aluno: DIEGO TRANJAN VIUG
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - RJ
Dissertação
Título
O estudo das cônicas a partir da excentricidade – formando conceitos com o auxilio do Geogebra e a geometria dinâmica
Resumo
Atualmente, no contexto escolar, sabe-se que o ensino das cônicas é feito de forma analítica e isolada, o que acarreta de maneira negativa a aprendizagem desse conteúdo. Desta forma, sob o ponto de vista geométrico, nossa investigação propõe o ensino contextualizado das cônicas, em sala de aula, a fim de potencializar os conhecimentos matemáticos dos estudantes de Ensino Médio e Superior. Para isso, em linha geral, discorremos sobre os estudos teóricos de autores como Boyer (1996) e Cajori (1991) que tratam das divisões de cones investigadas inicialmente por Menaechmus e aperfeiçoadas por Dandelin. Além disso, tratamos da excentricidade, no ambiente da geometria dinâmica, por meio dos recursos computacionais apresentados por Giraldo, Caetano e Mattos (2012). Neste trabalho, realizamos, além do caráter científico, um convite à reflexão no momento em que elaboramos atividades para as nossas aulas e, sobretudo, porque estas tarefas auxiliam os alunos a fixarem conteúdos e a superarem suas dificuldades. Neste sentido, ao final desta pesquisa, sugerimos algumas atividades aos professores de matemática no intuito de colaborar para o ensino contextualizado das cônicas. Acreditamos que, dessa forma, combatemos a participação passiva do alunado ante qualquer desafio em seu processo de ensino/aprendizagem, e a partir desse contexto, promovemos uma interação mais significativa em sala de aula.
[Download TCC]